Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 25/02/2011 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Treine sua panturrilha

Poucos corredores gostam de fazer exercícios específicos para as pernas. E, durante uma corrida ou treino longo, se queixam de dores musculares, principalmente na panturrilha. É comum ver maratonistas parar durante a prova alongar a parte posterior das pernas. Aí não tem mais remédio: é terminar a corrida e pensar seriamente em treinar as “batatas” das pernas…

Tão importante quanto os outros músculos das pernas, a tradicional panturrilha, é um músculo fácil de ser trabalhado porque é bastante concentrado e um ponto específico para o corredor. Se você não é um grande adepto da musculação e nem ao menos sente necessidade de trabalhar todos os grupos musculares, gastando não mais do que 15 minutos ao dia, pode-se alongar e fortalecer essa região tão destacada entre os atletas da corrida.

Segundo a Zonaalvo Assessoria, a região da panturrilha é formada por dois músculos: gastrocnêmio e sóleo. “O gastrocnêmio fica na região posterior da perna, abaixo dos joelhos e recobre outro músculo chamado sóleo (este conjunto é chamado de tríceps sural ou panturrilha)”, explica.

A Zonaalvo indica que esses músculos agem como flexores plantares, ou seja, empurram os pés para baixo e servindo como” molas”. “São músculos extremamente importantes para saltar e correr”, explica Rafael Leitão. “O músculo gastrocnêmio flexiona o joelho e o tornozelo e age de tal forma sobre essa articulação que nos permite ficar nas pontas dos pés (flexão plantar). Já o músculo sóleo só participa dos movimentos na articulação do tornozelo.”

Rafael ainda revela que a biomecânica da corrida utiliza esses músculos na fase inicial e na fase final da passada. “Força e resistência são essenciais ao músculo da panturrilha do corredor. Não esquecendo dos alongamentos na final da corrida, para prevenir lesões”, complementa.

Esse exercício você pode fazer em casa, com peso ou sem peso, faça 2 a 3 series de 15 repetições, o intervalo de 1min é o suficiente para você está preparado para outra repetição.

Esse exercício lhe ajudara melhorar o tamanho das suas passadas na corrida e a lhe preparar para suportar treino mais pesados.

Durante a corrida a panturrilha trabalha constantemente, por isso a importância de um treinamento complementar de Força e Resistência.
Após a corrida o alongamento é de fundamental importância para melhorar a recuperação para o treino seguinte.

Bons treinos

Zonaalvo Assessoria




Deixe o seu comentário