Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Técnica de Ciclismo 1

A técnica do ciclismo:

A técnica no ciclismo como qualquer outro esporte, é fundamental para conseguir bons resultados esportivos.

Em todos os casos, em igualdade de condições físicas, o esportista com maior técnica conduz melhor qualquer ação de movimento. Você consegue ter uma melhor economia de energia aplicando a técnica, consequentemente melhorando sua capacidade de desempenho.

Portanto, tenha uma atenção especial para sua trajetória esportiva na bike. A técnica é desenvolvida paralelamente no decorrer dos treinos com aprendizagem e experiência, melhorando através de treinos, vídeos, educativos e provas. Com a evolução da  ciência do esporte, também podemos melhorar nossa biomecânica e fisiologia com alguns equipamentos tecnológicos ao seu alcance.

 

Dentro das técnicas podemos destacar:

– Posição

O Ajuste da posição básica é um fator prioritário para iniciar a pratica do ciclismo. Depende do biótipo do atleta e a especificada da modalidade . A posição pode ser muito variável, não é a mesma para todos os ciclistas e portanto muito pessoal. Ao longo da vida o ciclista irá realizar modificações no bike fit pelas modificações ocorridas durante os períodos de treino em cima da bike.

-Aerodinâmica

-Conforto

-Segurança

-Eficiência 

 

 

Alterações da Posição:

O Bike Fit é realizado para uma posição básica, seguindo a individualidade do Ciclista, mas pode acontecer algumas mudanças por alguns fatores:

– Com o objetivo de alto rendimento, adotando posições aerodinâmicas. Caso dos atletas que querem fazer provas de Triathlon e ciclismo de Contra Relógio.

Com o Objetivo de Segurança, no caso do MTB que  atinge altas velocidades nas descidas e terreno instável e arenoso, inclinações e curvas.

 

 

 

 

 

– Em situações que o atleta luta contra a gravidade, tais como grandes escaladas e inclinações

– Ou Seja,  em ocasiões de características próprias de provas ou atitudes para minimizar a fadiga ou lesões.

 

Assim, podemos adotar posições especificas para a técnica da pedalada:

 

Por Rafael Leitão

Compartilhe
Highslide for Wordpress Plugin