Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 19/06/2010 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Tour fará ‘antidoping’ nas bikes

Por orientação da UCI, a organização do Tour de France fará ‘antidoping’ nas bicicletas do Tour.

Todas as bikes utilizadas na prova passarão por um scanner de raio-x, com o objetivo de detectar o doping mecânico.

A UCI diz que a medida visa apenas ”reforçar o controle nas bicicletas, que atualmente é feito de forma visual”.

Doping mecânico: Cancellara é uma farsa?

Com o fim do Giro, o “doping mecânico” será o grande assunto desta semana no mundo do ciclismo. Uma matéria do site prologo (veja) traz alguns detalhes no novo escândalo e o vídeo que tenta incrimiar Fabian Cancellara, que teria usado o dispositivo em seus títulos deste ano da Paris-Roubaix e do Tour de Flandres. Veja:

 http://www.youtube.com/watch?v=8Nd13ARuvVE&feature=player_embedded 

Realmente o vídeo está bem embasado e as imagens nos deixam com uma pulga atrás na orelha. O que me chamou a atenção é que na Paris-Roubaix, Cancellara aumentou muito a sua velocidade sem praticamente alterar a sua cadência (3’40 no vídeo). O que vocês acham?

Acho que vai ser muito difícil descobrir agora se Cancellara usou ou não o mecanismo. Além disso, não sei se a UCI e os tribunais puniriam o ciclista embasados apenas nas análises de vídeo feitas por peritos.

Por mais que o suíço tenha utilizado o “motor” nas clássicas deste ano, certamente farsa Cancellara não é. Suas vitórias já acontecem desde 2004. Seria impossível enganar tanta gente por tanto tempo. E também seria estranho uma equipe desenvolver tal tecnologia para favorecer apenas um ciclista.

A matéria do prologo mostra que o mecanismo aumentaria a potência em 50 watts, mas também o peso em cerca de 3kg. Será que essa relação peso potência é vantajosa? Algum engenheiro poderia nos explicar aqui…

De qualquer forma, podem ter certeza que o “doping mecânico” é o menor dos problemas do ciclismo. Basta, a patir de agora, todas as bicicletas passarem por inspeções depois das provas, como já é feito no automonilismo

Zonaalvo Assessoria

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

Highslide for Wordpress Plugin