Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 05/10/2009 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Rio vence e será 1ª sede sul-americana dos Jogos Olímpicos

O Rio de Janeiro venceu a batalha contra Chicago, Madri e Tóquio e foi anunciada nesta sexta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com a vitória da cidade brasileira, a América do Sul receberá pela primeira vez uma Olimpíada em um dos seus países, graças a 66 votos, contra 32 a favor dos espanhóis.

A cidade brasileira já era apontada nas casas de apostas como uma das favoritas, ao lado de Chicago (que foi precocemente eliminada). Durante a campanha, o Rio de Janeiro foi apontado pelo COI como um dos melhores projetos entre os quatro apresentados na final.

O município fluminense usou como pontos fortes de sua campanha a beleza visual, a hospitalidade do povo brasileiro e o fato de sua economia ter sido a menos afetada pela recessão do que algumas das cidades concorrentes.

Outro ponto positivo a favor do Rio de Janeiro foi o grande apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no projeto. Desde quarta-feira Lula virou um verdadeiro cabo eleitoral na cidade em Copenhague, na Dinamarca, local onde foi realizada a votação para a escolha da sede.

Agora, com a vitória na Dinamarca, o Rio terá de começar a se preparar para superar os problemas apontados durante o processo de escolha da sede. As questões segurança, transporte e acomodação foram as mais criticadas.

Mais um ponto muito ressaltado pelos críticos foram as suspeitas de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Rio de Janeiro terá de superar as suspeitas de que fará uma edição de Jogos Olímpicos com contas transparentes.

Números

Os espanhóis, derrotados pelo Rio na decisão, ganharam a rodada inicial com 28 votos, contra 26 dos cariocas. Tóquio teve 22 e Chicago acabou eliminada, com 18.

Após a eliminação de Chicago, todos os votos menos um foram para o Rio, que começou assim a sacramentar a vitória. Na segunda rodada a cidade venceu com 46, contra 29 de Madri. A capital japonesa acabou fora, com 20.

A rodada final acabou com “goleada” do Rio de Janeiro sobre Madri, com 66 a 32, e a cidade terá a honra de receber o evento pela primeira vez na América do Sul em toda a história.
 

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin