Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 02/08/2011 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Psicologia esportiva: cabeça e corpo em sintonia

Por Roberta Lobato 

Nem oito, nem oitenta. O meio termo deve ser sempre a solução mais ponderada, equilibrada. Esse mesmo equilíbrio é o que se busca quando o assunto é você. Não adianta dar atenção apenas ao seu corpo e esquecer que sua parte emocional também tem voz ativa. Corpo são e mente sã, isso, sim, é o ideal.

Essa dupla interfere diretamente em sua qualidade de vida. Alguns sintomas físicos, emocionais e comportamentais mostram que algo de errado está acontecendo. Se você é esportista, observe-se ao treinar, ao competir ou mesmo ao pensar em realizar a atividade física.

Você sente ansiedade, depressão, angústia, estresse, desmotivação, raiva, mau humor, irritação? Ou ainda, você sofre constantes lesões? Só pensa em treino? Ou, ao contrário, não consegue nem pensar em treino, isso o faz sofrer?

Exercite esses questionamentos com frequência para poder avaliar se fisicamente e mentalmente você está em harmonia ou em descompasso. Quando notar o desequilíbrio, considere a troca da modalidade esportiva praticada, ou mesmo um período de descanso.

Se perceber sintomas muito acentuados, procure a ajuda de um psicólogo do esporte. Com orientação adequada, seu corpo e sua mente sentirão muito prazer realizando uma atividade física.

Fonte: ativo.com

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin