Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 13/05/2010 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

O modelo de negócios Lance Armstrong

Lance Armstrong

Lance Armstrong

Diversas empresas ficam em dúvida sobre qual o melhor atleta ou equipe para patrocinar. Qual realmente vai trazer os valores que queremos para a marca? Certeza ninguém tem, afinal alguém espera que atletas como Ronaldo, Tiger Woods e Michael Phelps possam fazer algo que prejudicaria a marca? Mas existe um nome que, até aqui, é impecável e sinônimo de sucesso: Lance Armstrong.

O ciclista é um dos maiores campeões de todos os tempos, fora das pistas venceu um câncer, voltou a correr, virou empresário, dono de equipe, lidera campanhas e dá o retorno que as empresas esperam também no mundo dos negócios. E o curioso é que seus acordos geralmente são com pequenas empresas (com algumas exceções, como a Nike, com quem vendeu cerca de 70 milhões de pulseiras desde 2004) que o próprio torna-se sócio, ajuda a crescer e conquistar mercado.

Em 2007, por exemplo, ele fez um acordo com a FRS Energy, empresa que produz bebidas energéticas e desde então as vendas cresceram, pelo menos, cinco vezes. Agora Armstrong entrou para o ramo de comidas e produtos naturais e assinou com a Honey Stinger, que tem apenas oito anos de vida e o mesmo número de funcionários. “Estou num ponto da minha vida onde não preciso mais nada no campo pessoal, financeiro ou profissional. Então prefiro fazer negócios com produtos nos quais eu acredito e, o mais importante, com pessoas que eu confio” disse o atleta, explicando porque não preferiu se aproximar de outras grandes do segmento de barras de cereais.

Com cerca de dois milhões e meio de seguidores no Twitter e uma reputação impecável, podemos dizer que Armstrong é um Midas no mercado de patrocínios. Não são só as pequenas empresas que percebem isso. Em 2007 a Nike lançou a nos EUA coleção Livestrong, que destina todo o seu lucro para Armstrong Foundation e os resultados são incríveis, apesar da empresa não divulgar números, afirmando apenas que as vendas superam qualquer expectativa e por isso vai passar a vender todos os produtos internacionalmente.

( Fonte: Terra )

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin