Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 07/07/2008 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

No sprint, Thor Husvand vence 2ª etapa do Tour

Com uma brilhante apresentação no sprint final, o norueguês Thor Husvand venceu neste domingo, dia 6 de julho, a segunda etapa do Tour de France. Este foi o sexto triunfo do ciclista da Credit Agricole na principal competição mundial, que percorreu os 165 km entre Auray e Sain-Brieuc em 3h45min13s. O luxemburguês Kim Kirchen e o alemão Gerald Ciocle, ambos da equipe Columbia, ficaram com a segunda e a terceira posição, respectivamente.

Com a chegada compacta do pelotão, o espanhol Alejandro Valverde (Caisse d´Epargne) segue na liderança da classificação geral da competição, e vestirá a camisa amarela pelo segundo dia consecutivo. Ele possui 1s de vantagem para Kim Kirchen.

Mais uma vez, Murilo Fischer fez um importante trabalho dentro da Liquigas e conduziu o italiano Fillipo Pozzato, capitão de sua equipe, até os momentos finais da prova. O brasileiro cruzou a linha de chegada em 99º lugar, com um atraso de 22s para os líderes.

A prova
A segunda etapa do Tour começou sob uma leve chuva e logo no primeiro quilômetro o francês Danny Patê (Garmin) partiu para um ataque. Ele foi seguido por mais oito atletas, entre eles o seu compatriota Sylvain Chavanel (Cofidis) e o brasileiro Murilo Fischer. O grupo foi capturado com 21,5 km percorridos, no exato momento em que o camisa branca com bolas vermelhas Thomas Voeckler (Bouygues) decidiu partir em uma fuga solo para conquistar os pontos de montanha. Ele foi acompanhado por Chavanel, e os dois franceses chegaram a abrir 4min de vantagem.

A 55 km da linha de chegada os ciclistas da Agritubel David Lelay e Christophe Moreau (Agritubel) deixaram o grupo principal e alcançaram os líderes. A fuga, que passou a ser compostas por quatro ciclistas da França, conseguiu se manter na frente até os quilômetros finais da prova, mas foi capturada.

Com o grupo compacto novamente, os sprinters começaram a se posicionar na cabeça do pelotão, mas o suíço Fabian Cancellara (CSC) surpreendeu a todos ao atacar a 1km da linha de chegada. O campeão mundial de contra-relógio foi seguido por Pozzato, mas ambos não puderam resistir a arrancada de Husvand, que saiu da roda de seu companheiro de equipe Mark Renshaw nos 300 m finais e venceu a disputa.

O colombiano Mauricio Soler (Barloworld), que sofreu uma queda no dia anterior e lesionou os dois pulsos, não conseguiu acompanhar o ritmo do pelotão e completou a etapa com um atraso de 7min. Ele deu adeus a qualquer chance de lutar pelo título, e agora tentará resistir à dor até as etapas de alta montanha, para brigar pela camisa branca com bolas vermelhas, conquistada pelo sul-americano em 2007.

Nesta segunda-feira, dia 6 de julho, será realizada a terceira etapa do Tour de France 2008. Este será o último dia da competição na região da Bretanha, e os ciclistas enfrentarão 208 km entre as cidades de Saint-Malo e Nantes. O percurso predominantemente plano deve favorecer mais uma vez aos velocistas.

Classificação após a 2ª etapa
1 – Thor Hushovd (NOR/ Crédit Agricole) 3h45min13s
2 – Kim Kirchen (LUX/ Columbia) m.t.
3 – Gerald Ciolek (ALE/ Columbia) m.t.
4 – Robert Hunter (RSA/ Barloworld) m.t.
5 – Erik Zabel (ALE/ Milram) m.t.
6 – Iouri Trofimov (RUS/ Bouygues) m.t.
7 – Oscar Freire Gomez (ESP/ Rabobank) m.t.
8 – Jimmy Casper (FRA/ Agritubel) m.t.
9 – Martin Elmiger (SUI/ AG2R) m.t.
10 – Leonardo Duque (COL/ Cofidis) m.t.
99 – Murilo Fischer (BRA/ Liquigas) a 22s

Classificação geral após a 2ª etapa
1 – Alejandro Valverde (ESP/ Caisse d´Epargne) 8h21min20s
2 – Kim Kirchen (LUX/ Columbia) a 1s
3 – Oscar Freire (ESP/ Rabobank) a 1s
4 – Juan Jose Cobo (ESP/ Saunier Duval) a 1s
5 – Cadel Evans (AUS/ Silence-Lotto) a 1s
6 – Jérôme Pineau (FRA/ Bouygues) a 1s
7 – David Millar (GBR/ Garmin) a 1s
8 – Riccardo Riccò (ITA/ Saunier Duval) a 1s
9 – Frank Schleck (LUX/ CSC) a 1s
10 – Filippo Pozzato (ITA/ Liquigas) a 1s

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin