Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 18/03/2011 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Multidiscipline-se: yoga, pilates e alongamento

Muitas vezes, somente seguir as planilhas de treino gera uma rotina que não é saudável para a sua motivação. Por isso, costumo “inventar” na hora do treino. Muita gente já despertou – ou deveria – para a importância da implementação do treino complementar.

O complementar não é um simples treino para horas vagas. Deve ser encarado com uma especialização para seu equilíbrio, para sua força e autocontrole. Se você estiver bem preparado fisicamente e mentalmente, dificilmente vai passar por surpresas durante uma dura prova.

Escolhi três atividades que têm sido muito bem recebidas por praticantes de vários esportes: yoga, pilates e alongamento.

Yoga

Tecnicamente falando, essa é uma ciência do autoconhecimento, que visa harmonizar o ser humano em suas diversas esferas, sejam elas física, mental, emocional e espiritual.

Aborda a prática dinâmica de posturas e alongamentos, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação. Yoga é estilo de vida saudável com mais consciência de atitudes, palavras e ações.

Para que fazer yoga?

– Melhora a função dos órgãos, qualidade do sono e condicionamento físico.

– Desenvolve o controle emocional, concentração e autoestima.

– Promove a consciência corporal, flexibilidade, imunidade e coordenação motora.

– Combate o sedentarismo e estresse.

Pilates

Hoje tão conhecido quanto o yoga, o pilates é um método de condicionamento físico que procura integrar o corpo e a mente, através de exercícios físicos que podem ser executados tanto no solo como em aparelhos específicos. O criador dessa atividade foi o alemão Joseph Humbertus Pilates, baseado em técnicas orientais e ocidentais.

Para que fazer pilates?

– Promove o relaxamento e consciência corporal.

– Melhora a concentração e a respiração.

– Aumenta a força, equilíbrio muscular, flexibilidade e coordenação motora.

Alongamento

De todos, este o atleta amador ou profissional deve conhecer e estar acostumado a realizar. Pelo menos deveria. O alongamento previne diversas lesões e libera a tensão que desenvolve em você a consciência corporal, a flexibilidade e ainda proporciona o bem-estar geral.

Treine e invente!

Confira artigos anteriores:

Mulheres com tripla jornada.

Programa Bem Estar

Busque inspiração em atletas bem sucedidos.

Equilíbrio entre negócios e qualidade de vida

O verão traz motivação para praticar esportes. Aproveite!

Mude os hábitos, é precio treinar em 2011!

José Rubens D’Elia é diretor da D’Elia Sports Consulting, assessoria de fitness e programas corporativos. Especialista em fisiologia do exercício, administração esportiva e treinamento psicofísico. Treinador de mais de 500 atletas profissionais e atletas corporativos. Entre eles: os velejadores Robert Scheidt e Lars Grael, os pilotos Bruno Senna, Christian Fittipaldi e Jean Azevedo. Comentarista e consultor da Rede Globo de televisão (tv aberta e fechada). É palestrante e consultor corporativo e esportivo. Autor dos livros “Fábrica de Campeões” e “Ciclismo – Treinamento, fisiologia e biomecânica”. Sites: www.deliasports.com.br / www.globoesporte.com/folego

ativo.com

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin