Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 18/06/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Marquinhos é tricampeão brasileiro

O cearense, que reside no Centro Nacional de Treinamento de Triathlon (CNTT) de Vila Velha (ES) e é federado em Santa Catarina, Antônio Marcos da Silva, 29 anos, integrante da equipe brasileira que disputará o Pan Rio 2007, conquistou neste domingo, na Praia de Camburi, em Vitória, o título de tricampeão brasileiro de triathlon olímpico.

Ele completou o percurso, que teve 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, em 1.51:42. Em segundo lugar chegou o paranaense, também do CNTT, Mauro Cavanha, que fez 1.53:54 e em terceiro o santista Paulo Miyashiro com 1.54:05. No feminino quem venceu foi a maior revelação do triathlon nacional feminino dos últimos tempos, a paranaense, federada no Espírito Santo, Fernanda Bau com o tempo de 2.15:58. Em segundo lugar chegou a carioca Ana Cristina Boccanera com 2.16:22 e em terceiro Julia Campos (RJ) com 2.17:39. Participaram da competição, única seletiva para o Mundial da Alemanha, 174 atletas de 16 Estados.

A etapa de natação foi dominada por dois especialistas. No feminino quem saiu na frente, com relativa folga, foi Pâmela Oliveira, uma das melhores nadadoras do Espírito Santo, finalista em provas de longas distâncias do Troféu Brasil. Em segundo veio Ana Cristina Boccanera e em terceiro a mineira Rebeca Falconi. Um grande grupo se formou logo depois com, dentre outras, Fernanda Bau. No masculino, Paulo Miyashiro, um dos melhores do mundo nesta etapa, dominou, seguido pelo sub-23, Bruno Matheus; Rafael Fonseca (DF) e Igor Amorelli (SC), dentre outros.

Na etapa de ciclismo logo na primeira volta formou-se um grande pelotão, composto por Paulo Miyashiro (DF), Bruno Matheus (SP), Rafael Fonseca (DF), Antônio Marcos da Silva (CE), Igor Amorelli (SC) e Mauro Cavanha (PR). No feminino, Ana Cristina (RJ) e Pâmela Oliveira (ES) partiram para o ciclismo liderando e abriram boa margem de frente sobre o segundo pelotão bem numeroso. Compuseram este bloco, dentre outras: Fernanda Bau (PR), Aglaé Menezes (DF), Julia Campos (RJ), Carolina Furriela (SP), Luca Glaser (PR), Yana Glaser (PR), Suely Lima (RJ), Taísa Gentina (SP).

Apesar de Mauro Cavanha ter feito em primeiro a transição do ciclismo para a corrida, com poucos minutos Antônio Marcos da Silva já começava a imprimir um ritmo muito forte mostrando porque é considerado o melhor corredor do mundo em provas de triathlon. Um pelotão (Bruno Matheus, Rafael Fonseca, Paulo Miyashiro e Igor Amorelli, dentre outros) se formou atrás de Cavanha e Antônio Marcos. Mas os dois mantiveram boa margem de frente. Bruno Matheus, contudo, ultrapassou Cavanha comprovando a grande fase.

Antônio Marcos, a partir da segunda volta, começou a concretizar o seu tricampeonato com um ritmo impressionante e cruzou a linha de chegada muito aplaudido e com boa margem de frente. Logo depois chegava o campeão sub-23, Bruno Matheus e o segundo colocado da elite Mauro Cavanha.

Na categoria feminina, Ana Cristina, que foi penalizada em 30 segundos no final da etapa de ciclismo (deixou material em área errada na etapa de natação). Mesmo assim foi soberana até as últimas voltas da corrida. Fernanda Bau, contudo, mostrou grande poder de reação e a ultrapassou cruzando a linha de chegada de forma emocionante, sendo abraçada pela sua irmã gêmea Paula Bau, também triatleta e que não competiu.

O cearense Antônio Marcos da Silva elogiou a organização da prova, disse que ficou muito feliz com o tricampeonato e prometeu se empenhar para conquistar uma medalha no Pan Rio 2007. “Faltam 26 dias. Vou melhorar o pedal e a natação para encarar os canadenses e os americanos que são muito bons nestas etapas. Apesar de ter sentido algumas dores musculares, procurei me esforçar bastante para assegurar o primeiro lugar e o título. Estou muito feliz e parto confiante para a disputa do Pan”, disse.

Fernanda Bau ficou muito emocionada com a conquista do título. “Minha meta agora é disputar provas continentais e da Copa do Mundo e lutar pelo meu ideal nas seletivas que é chegar às Olimpíadas da China. Além de ser uma das melhores do Brasil, aspiro ser uma das melhores também do mundo”, destacou.

Resultados

Elite Masculina

1- Antônio Marcos da Silva (CE) 1.51:42

2- Mauro Cavanha (PR) 1.53:54

3- Paulo Miyashiro (SP) 1.54:05

4- Bruno Khouri (MG) 1.54:56

5- Tiago Vinhal (MG) 1.55:56

Elite Feminina

1- Fernanda Bau (PR) 2.15:58

2- Ana Boccanera (RJ) 2.16:22

3- Julia Campos (RJ) 2.17:39

4- Aglaé Menezes (DF) 2.18:07

Sub-23 Masculino

1- Bruno Matheus (SP) 1.53:13

2- Igor Amorelli (SC)

3- Danilo Pimentel (PA)

Sub-23 Feminino

1- Suely Lima (RJ) 2.16:57

2- Carolina Furriela (SP)

3- Yana Glaser (PR)

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin