Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 12/03/2008 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Marquinhos e Ana Lídia vencem Brasileiro de Longa Distância

Guarapari (ES) – O cearense radicado em Vila Velha (ES) e federado em Santa Catarina, Antônio Marcos da Silva, tricampeão brasileiro de triathlon olímpico, venceu na manhã deste domingo a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, disputado na Praia de Meaípe, nesta cidade.

Marquinhos, como é conhecido, completou o percurso de 3.000 metros de natação, 80 quilômetros de ciclismo e 20 de corrida em 3.40:28. Em segundo lugar ficou Guilherme Manocchio, paranaense federado em Santa Catarina, campeão do ano passado, com 3.45:09 e em terceiro o Igor Amorelli (SC) com 3.46:30. No feminino quem venceu foi a goiana Ana Lídia Borba, campeã sub-23 em 2007, com 4.13:06. Em segundo ficou Rita Correia, carioca federada em Santa Catarina, com 4.29:21 e em terceiro a capixaba Cíntia Gama com 4.35:24. Participaram da competição 124 atletas, de 15 Estados.

A prova, única seletiva para o Mundial da Holanda, foi disputado sob forte calor. Na categoria elite masculina,Wesley Matos dominou a etapa de natação, mas logo depois saíram da água Antônio Marcos da Silva, Igor Amorelli, Guilherme Manocchio e Mauro Cavanha, dentre outros, formando um grande pelotão.

Os atletas partiram para o ciclismo e travaram um duelo equilibrado. Antônio Marcos assumiu a ponta no final desta etapa, abriu boa margem de frente na corrida (provando que continua sendo um dos melhores do mundo nesta etapa) e não perdeu mais. A “briga” pela segunda colocação entre Guilherme e Igor passou a ser a maior atração da disputa, com Guilherme levando a melhor.

No feminino, Ana Lídia liderou as três etapas. Mostrando muito vigor físico abriu boa vantagem sobre Rita Correia e Cintia Gama no ciclismo e cruzou a linha de chegada vibrando bastante pela vitória expressiva na categoria de elite.

O público compareceu em grande número para prestigiar a prova. “Tive um desempenho muito bom nas três etapas e a vitória me motivará ainda mais para as disputas da temporada”, destacou Antônio Marcos da Silva.

Ana Lídia disse que a prova foi bastante dura, principalmente na etapa de ciclismo. “O calor estava intenso e nós tivemos que nos empenhar bastante. Estou bastante feliz e vou treinar muito para representar bem o país na Holanda”, disse.

A capixaba Cíntia Gama sentiu uma lesão na musculatura de perna direita e teve o seu desempenho prejudicado. “Sofri uma contusão durante os treinos, fiz fisioterapia, mas senti dores ao longo da prova, principalmente no ciclismo. Achei melhor então me poupar um pouco e garantir o pódio. Temos mais uma etapa e estou ainda na luta pelo título”, comentou.

Colocações

Masculino
1- Antônio Marcos da Silva (CE) 3.40:28
2- Guilherme Manocchio (PR) 3.45:09
3- Igor Amorelli (SC) 3.46:30

Feminino
1- Ana Lídia Borba (GO) 4.13:06
2- Rita Correia (RJ) 4.29:21
3- Cintia Gama (ES) 4.35:24

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin