Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 19/07/2009 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Maneiras de medir a intensidade do treinamento

Monitor de freqüência cardíaca

Sempre temos uma pergunta nos nossos treinos. Estamos na intensidade correta? Fulaninho está treinando comigo no meu ritmo e a freqüência dele não é igual a minha?Qual a freqüência correta para treinar? Tenho que treinar em apenas uma Zona?

Essas perguntas ficam bem fáceis de responder se entendemos melhor a nossa Freqüência cardíaca.

 

Freqüência cardíaca máxima- ( FCMax). Esta é a freqüência na qual o aumento da intensidade do exercício não provoca um aumento da intensidade da freqüência cardíaca. O numero Maximo da freqüência cardíaca é igual ao numero de vezes por minuto que seu coração pode se contrair, e este numero não pode aumentar, pode apenas decrescer com a idade.

VO2 Maximo- ( VO2max ). Este é o volume Maximo de oxigênio ( O2) que você pode utilizar, independente do aumento da intensidade. É sinônimo de consumo Max de oxigênio, absorção Max de oxigênio ou  potencia aeróbica máxima. Em alguns casos VO2 tem um pequeno aumento com o treinamento.Hoje em dia estão usando pouco para parâmetros de intensidade.

Tempo de 5 e 10km- (Ritmo 5 e 10km). Esses tempos são importantes, pois são parâmetros para você e o treinador, pois assim podemos saber a média de minutos por quilômetros nas distancias citadas.ex: se uma pessoa fez 10km em 60min, ela teve a média de 6 , assim podemos definir os treinos por ritmos por km.

Limiar de Lactato. È o ponto no qual o acido lático ( produto derivado da contração muscular) começa a aumentar mais rapidamente do que possa ser removido ou resintetizado.

 

Nos da Zonaalvo usamos FCMax e Tempo de 5 e 10km para definirmos as intensidades de seus treinos.

 

 Livro Monitor de frequência Cardíaca

Sally Edwards

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin