Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 04/10/2011 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Ironman World Champioship – 8/10/2011

Sobre o Ironman

A ideia do primeiro Triathlon Havaiano Ironman foi concebida em 1977 como uma forma de desafiar os atletas que tinham algum sucesso local em competições de biathlon. John Collins, americano de San Diego, propôs uma combinação das três principais provas havaianas de resistência – a travessia de 2.4 milhas [3.8km] de Waikiki, a prova ciclística de volta à O’ahu [com 112 milhas ou 180 km] e a maratona de Honolulu [com a distância tradicional de aproximadamente 42.2 km] – em um só evento.

Em 18 de fevereito de 1978, 15 pessoas foram à Waikiki para dar largada ao primeiro desafio Ironman. Na prévia da competição, cada atleta recebeu 3 folhas de papel com algumas regras e a descrição do percurso. Na última página: “Nade 2.4 milhas! Pedale 112 milhas! Corra 26.2 milhas! Vanglorie-se para o resto da sua vida!”

Em 1981, o Ironman mudou-se das margens tranquilas de Waikiki para os campos de lava estéril de Kona, na Grande Ilha do Havaí. Ao longo da Costa de Kona, a pedra enegrecida pela lava vulcânica domina a paisagem e os atletas batalham contra os ventos “ho’omumuku” [com velocidade que chegam a 70 km/h] e 35 graus Celsius sob um sol abrasador.

No próximo dia 8 de outubro, aproximadamente 1.800 atletas participarão do Ironman e vão demonstrar o mantra deste desafio de que  “TUDO É POSSÍVEL”, embarcarão num dos testes de limite e superação do corpo, mente e espírito para receber o título de Ironman.

Para chegar em Kona, é preciso qualificar em uma das 23 séries classificatórias ao redor do mundo [inclusive a brasileira, em Florianópolis, no mês de maio]. Portanto, são alguns privilegiados que conseguem chegar na prova mais nobre do triathlon.

Fonte: Ironman.com

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin