Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 17/05/2008 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Ironman Brasil 2008

São Paulo – Única seletiva da América Latina para a final do Mundial Ironman no Havaí, o Ironman Brasil 2008 tem sido a opção para diversos destaques do circuito internacional da modalidade. Em sua oitava edição, a prova, marcada para o dia 25 de maio, em Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina, não vai ser diferente é já tem confirmados alguns fortes triatletas na categoria Elite para enfrentar os 3,8 km de natação, 80 km de ciclismo e 42,1 km de corrida. Eles estarão ao lado de campeões Fernanda Keller (BRA), Oscar Galindez (ARG), Eduardo Sturla (ARG) e Olaf Sabatschus (ALE) na briga por um lugar no pódio, a premiação oferecida de 50 mil dólares e, especialmente, por uma vaga no Havaí. A prova largará as 7 horas, em frente ao Clube Doze de Agosto, em Jurerê Internacional

A programação oficial será toda no Clube Doze de Agosto, já a partir do dia 21 com a abertura da Expo Ironman, além do tradicional jantar de massas no dia 23. No dia 25, a movimentação começará às 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição. Às 7 horas será dada a largada para profissionais e amadores, com chegada do primeiro no masculino prevista para as 15h30. A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 26, acontecerá a confirmação das vagas, às 9 horas, ficando para o meio-dia a cerimônia de premiação e almoço.

A categoria Elite masculino contará com 36 atletas e classificará três competidores para o Havaí. Entre os favoritos estão o brasileiro Fábio Carvalho, o italiano Sebastian Pedraza e o representante da República Checa Petr Vabrousek. Fábio é considerado um dos melhores triatletas do país na atualidade, com diversas conquistas em provas com distâncias de meio ironman. Seu melhor resultado em Florianópolis foi o sexto lugar em 2006.

Pedraza é outro nome forte. Ele vem evoluindo a cada edição do Ironman Brasil, sendo que sua principal característica é o ciclismo muito forte. Em 2007 ele conseguiu um excelente quarto lugar, que o credencia como um dos sérios candidatos ao topo do pódio. Já Vabrousek é velho conhecido do público brasileiro, sendo sua quinta participação da seletiva. Ele conseguiu o sexto lugar em três oportunidades, 2004, 2005 e 2007, e espera estar entre os três melhores no dia 25.

No feminino, com 17 inscritas e duas vagas para o Havaí em disputa, a prova também tem sua atrações. Hilary Biscay tem como característica disputar um número elevado de provas. Somente neste ano foram três, sempre com resultados positivos. Em 2007 foram seis provas com resultados entre as cinco melhores em seis disputas seguidas. Mas a grande marca foi um top 20 no Ironman do Havaí. A húngara Harsanyi Zsuzsanna competiu em Floripa em 2005, obtendo uma quarta colocação. Este ano ele quer melhor sua marca. Finalmente, a sueca Camilla Lindholm traz no currículo uma série de bons resultados, mas todos conquistados em casa. Seu melhor feito foi a sétima colocação no Ironman da África do Sul, em 2007.

O Ironman Brasil 2008 é uma realização da Latin Sports, com co-patrocínio de Brasil Telecom e Track&Field e apoio HSBC, Barilla, Gatorade, Fetrisc, Trisport, Fundesporte, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin