Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 14/05/2008 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Ironman Brasil 2008 reúne quatro campeões

São Paulo – No dia 25 de maio acontecerá o Ironman Brasil 2008, principal disputa do gênero no país e única seletiva da América Latina para a final do Mundial Ironman, no Havaí. Pelo oitavo ano consecutivo, Florianópolis será sede da competição, atraindo 1.250 atletas de 43 países, novo recorde da prova. Entre eles estão quatro campeões do evento: a brasileira Fernanda Keller, os argentinos Oscar Galindez e Eduardo Sturla, e o alemão Olaf Sabatschus, todos atrações desta edição. Estão em jogo 50 vagas para o Havaí, divididas em amadores e profissionais, além de 50 mil dólares de prêmio para os melhores profissionais no masculino e feminino. A prova terá 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 de corrida, com largada às 7 horas, em frente ao Clube Doze de Agosto, em Jurerê Internacional.

A elite do Ironman Brasil 2008 reunirá 53 competidores, divididos em 36 no masculino e 17 no feminino. Os triatletas do masculino brigarão por valiosas três vagas, enquanto as mulheres por duas vagas para o Ironman do Havaí, o que deverá proporcionar ainda mais equilíbrio e emoção à prova. “São grandes atletas, acostumados às conquistas e que já sentiram o sabor de vencer o Ironman Brasil. Tenho certeza que teremos, mais uma vez, uma grande prova”, destaca Carlos Galvão, diretor geral da prova.

Maior nome do triatlo nacional de todos os tempos, a fluminense Fernanda Keller é mais uma vez favorita. Com uma lista extensa de conquistas, incluindo seis medalhas de bronze no Havaí e 14 vezes entre as Top tem em suas 20 participações seguidas em Kona, Fernanda está entre as melhores do mundo. No Ironman Brasil, ela venceu em 2004 e foi três vezes vice-campeã, além de uma vitória quando a disputa ainda era em Porto Seguro (BA). Fernanda, de 43 anos, vai em busca de mais uma classificação para o Ironman do Havaí.

No masculino, a maior atração é Oscar Galindez, argentino radicado no Brasil. Com três vitórias em Florianópolis, 2003, 2006 e 2007, ele é o mais vitorioso da disputa. Recentemente, Oscar foi vice-campeão mundial do Ironman 70.3, em Clearwater (Flórida/EUA), confirmando sua boa fase. Mais uma vez ele aparece como favorito ao topo do pódio no Ironman Brasil. Com inúmeras vitórias no país, Galindez já conquistou o carinho do público brasileiro, seja por sua competência, seja por sua simpatia.

Seu compatriota Eduardo Sturla, campeão em 2001, também é nome forte confirmado na oitava edição realizada em Floripa. Sturla compete todos os ano em Jurerê Internacional e é dele a melhor marca do percurso, 8h11min10seg, obtida no ano em que venceu a prova. No ano passado conseguiu a expressiva 13ª posição no Ironman do Havaí e vem atrás de outro pódio.

O alemão Olaf Sabatschus conhece a prova como pouco. Na prova em busca de seu terceiro título venceu em 2004 e 2005 -, ele é apontado como único grande adversário para Oscar Galindez. No começo deste ano, mostrando que está bem preparado para a etapa latino-americana do Circuito Ironman, ele venceu o ironman da China. Olaf ainda tem no retrospecto em Florianópolis um segundo lugar (03), um terceiro (06) e um sétimo (07).

A programação oficial será toda no Clube Doze de Agosto, já a partir do dia 21 com a abertura da Expo Ironman, além do tradicional jantar de massas no dia 23. No dia 25, a movimentação começará às 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição. Às 7 horas será dada a largada para profissionais e amadores, com chegada do primeiro no masculino prevista para as 15h30. A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 26, acontecerá a confirmação das vagas, às 9 horas, ficando para o meio-dia a cerimônia de premiação e almoço.

O Ironman Brasil 2008 é uma realização da Latin Sports, com co-patrocínio de Brasil Telecom e Track&Field e apoio HSBC, Barilla, Gatorade, Fetrisc, Trisport, Fundesporte, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin