Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 21/11/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

História da São Silvestre

A São Silvestre, corrida mais tradicional do Brasil, começou à meia-noite do dia 31 de Dezembro de 1924. Numa época em que as corridas eram praticadas de forma muito esporádica praticamente somente no interior de São Paulo, o jornalista Cásper Líbero se inspirou em um corrida noturna que assistiu na França, na qual corredores carregavam tochas, e deu início à corrida mais famosa do Brasil, que desde então é disputada de forma ininterrupta na capital paulista.

Em 1975, ano Ano Internacional da Mulher pela ONU, foi instituída a corrida feminina, a qual teve como vitoriosa a alemã Christa Valensieck. Dentre as mulheres a maior vencedora foi a portuguesa Rosa Mota, que venceu as edições de 1981 a 1986.

Durante todos esses anos a São Silvestre sofreu várias alterações no percurso e distância. Em 1991 foi estabelecida a distância atual de 15 km com o objetivo de atender as especificações da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e poder integrar o calendário de provas de rua. Em 1989 a corrida de São Silvestre passou a ser disputada no horário da tarde, o que a fez perder grande parte do charme de uma corrida noturna na passagem do ano.

Atualmente a São Silvestre não é só um grande evento esportivo, mas também uma festa televisionada para todo o país que conta com fantasiados e outras pessoas buscando seus 15 minutos de fama na TV. Infelizmente muitos corredores de nível atlético mais baixo aproveitam o começo da prova para correr na frente e aparecer na TV, atrapalhando os verdadeiros competidores, e parando no primeiro ou segundo quilômetro.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin