Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 29/12/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Estilo de vida ativo: pratique algum esporte!

Escovar os dentes, lavar o rosto, tomar banho, comer, dormir. São vários os hábitos e necessidades diárias que fazem parte da nossa saúde e higiene. Muitas vezes deixamos de realizar alguns desses hábitos e, conseqüentemente, podemos sofrer malefícios e ou deteriorar nossa saúde.

Praticar atividades físicas e esportivas diariamente também é um hábito que deve ser incorporado a nossa rotina de vida. Os benefícios ao praticante são de ordem fisiológica, biológica e inclusive psicológica.

Se você não tem o costume de se exercitar, é primordial criá-lo, pois na atualidade o sedentarismo e a obesidade são considerados os maiores males da humanidade, e a prática constante de exercícios orientados por profissionais de Educação Física é um dos melhores -remédios- para combater ou amenizar essas e muitas outras doenças, por exemplo, a depressão, diabetes, hipertensão, asma, cardiopatia etc.

Caminhe, nade, corra, pedale, dance, suba escadas, passeie com o cachorro, lave o carro, arrume a casa, cuide do jardim, enfim, mova-se! Evite utilizar elevadores, escadas rolantes, dispense também os controles remotos, o carro, a moto, a tecnologia e a automação que implicam no comodismo e na inércia, não minimize seus pequenos esforços, é muito importante o dispêndio de calorias, principalmente para estimular o nosso metabolismo.

Elimine os maus hábitos, principalmente os alimentares, não há necessidade de acompanhar tudo o que fizer com as comidas; quando for assistir televisão, cinema, ou passear no shopping, visitar amigos, fazer compras, fisiologicamente, não é preciso degustar sempre salgadinhos, sanduíches, pipocas, bolos, tortas, canapés, refrigerantes, sucos, vitaminas e também -assaltar a geladeira- simplesmente por compulsão. Temos que atentar para não ingerir calorias desnecessariamente, pois o excesso que o organismo não utiliza é reservado principalmente em forma de gordura no tecido adiposo e também nos órgãos.

Muitas vezes não percebemos que conciliamos tudo ao hábito de comer, e o pior é justamente quando já estamos nutridos, alimentados, saciados e mesmo assim ainda arranjamos espaço para ingerir mais alimentos no nosso estômago, que acaba se dilatando.

Em contrapartida procure freqüentar clubes esportivos, academias, parques, ginásios e quadras poliesportivas, campos de futebol, piscinas… Encontre seu melhor ambiente esportivo, enturme-se com pessoas ativas física e esportivamente, você tenderá a ser estimulado por elas. É bem provável que goste e se adapte, pelo menos a um dos inúmeros esportes, e atividades físicas que existem.

No entanto, não há uma prescrição precisa ou indicação de atividade física/esportiva para pessoas relativamente saudáveis, o melhor exercício que você deve praticar é aquele que mais lhe proporcione bem-estar, prazer e saúde. Não entre na onda de profissionais desinformados sobre a saúde e de outras áreas correlatas, que lhe impõem a prática de modalidades esportivas específicas, (sem o devido conhecimento técnico-científico), porque simplesmente acham que faz bem. Experimente primeiro, adapte-se e realize a atividade e ou exercício físico/esportivo com o que você se sentir mais à vontade e tenha melhor aptidão e compatibilidade genética, não faça nada por imposição de outrem ou que não goste, busque exatamente o contrário, e antes de tudo sempre consulte um profissional de Educação Física devidamente habilitado e credenciado pelo CREF.

Supere seus obstáculos e limites, vença seus medos, atinja seus objetivos, também é necessário, muitas vezes, esquivar-se da discriminação pela falta de disposição ou composição física eutrófica. Mude sua vida para melhor, adotando uma prática regular de atividades físicas moderadas, estabeleça metas curtas, comece devagar e evolua com o tempo, em prol de uma melhor qualidade de vida e saúde.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin