Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 09/02/2009 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Descanso é fundamental para os corredores

O processo de recuperação do corpo é tão importante quanto os dias de treino. Se você é um daqueles atletas movidos por baixar tempo e que se apavora ao ver escrito na sua planilha a palavra “descanso” em alguns dias, precisa rever seus conceitos de treinamento de corrida.

Na atualidade, se acompanharmos a rotina de treino dos atletas, poderemos notar alguns fatores interessantes, a saber: viagens constantes, treinos ininterruptos, uma gama de estresse psicológico, dores musculares, lesões ortopédicas, etc.

Apresentados estes fatos, surge uma questão: Quanto devo treinar? Ou, melhor: quanto devo descansar? Normalmente, estas questões não são simples de ser respondidas.

Na preparação física, um estímulo de treino fraco não produz resultados no organismo do atleta. Em contraste, um estímulo muito forte pode causar efeitos negativos. O ideal seria uma carga de treino que permitisse um equilíbrio entre o volume e a intensidade solicitados respeitando-se a individualidade do atleta.

Então, como ficaria a concepção de treinar, treinar e treinar? Na verdade, se queremos atingir objetivos de rendimento elevado, devemos treinar muito. Porém, o descanso também é uma ferramenta importante do treino. O termo descansar não significa “não fazer nada”. Descansar, na teoria moderna do treinamento desportivo significa absorver adequadamente as cargas do treino no organismo e permitir ao mesmo que se recupere de forma a suportar futuros estímulos, iguais ou de maiores dimensões, sem causar efeitos de ordem negativa ao corpo.

O treino regenerativo, que consiste em corrida, caminhada ou outras atividades de baixa intensidade, tem a função de fazer a recuperação muscular, das fibras e do sistema cardiovascular, pois ativa a circulação e leva oxigênio para grupos musculares. Esse tipo de treinamento evita lesões musculares e a possibilidade de overtraining, pois é considerado um descanso ativo do corpo.

Assim sendo, com a intenção de sanar as dúvidas acerca da questão de quantificar a relação treino versus descanso, algumas estratégias podem maximizar a recuperação orgânica dos corredores com programas de treinamento competitivo, bem como aqueles que correm por recreação e desconhecem os benefícios de um descanso apropriado. Peça para seu treinador lhe recomendar alguma atividade de recuperação ativa.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin