Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 09/07/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Cancellara é o número 1

Por Leandro Bittar

Foi dada a largada para a 94ª edição do Tour de France. Os palpites, especulações e críticas enfim cederam o lugar para o que realmente importa: o belo espetáculo proporcionado pelos melhores atletas do mundo. Como não poderia deixar de ser, a camisa amarela ganhou um novo e digno dono. O suíço Fabian Cancellara (CSC) pulverizou qualquer expectativa dos adversários e tornou-se o primeiro líder do Tour de France de 2007 de forma inquestionável. Vestindo a camisa de campeão mundial de contra-relógio, Cancellara, de 26 anos, completou o prólogo de 7,9 km com o tempo de 8min50s (uma média de 53,7 km/h) e foi o único a pedalar abaixo dos 9min.

Das arquibancadas, o diretor da equipe CSC, o dinamarquês Bjarne Riis, assistiu seu atleta pedalar com muita potência para derrubar do primeiro lugar o alemão Andreas Klöden (Astana), que com 9min03s parecia absoluto na disputa da liderança da prova. Klöden, que ao contrário de Cancellara, tem ambições na disputa do título da competição, começou a disputa com todo o gás e acendeu o sinal de alerta em seu companheiro, o cazaque Alexandre Vinokourov (Astana). Vino conseguiu uma boa sétima colocação hoje, com 9min20s, mas inicia atrás no combate interno.

Outro que andou muito mais rápido que seu líder foi o americano George Hincapie (Discovery). O ciclista, que trabalhou muitos anos para o heptacampeão Lance Armstrong, obteve o terceiro melhor tempo do dia, com 9min13s, e completou o pódio, assim como fez no prólogo de 2006. O líder do seu time, o também americano Levi Leipheimer fez apenas 9min30s. O especialista da equipe, o russo Vladimir Gusev foi o quinto, com 9min15s.

Frustação inglesa
Os ingleses esperavam um grande resultado de um ciclista local. Mas o melhor que conseguiram foi um quarto lugar com Bradley Wiggins (Cofidis), que registrou a marca de 9min13s, perdendo um lugar no pódio nos milésimos de segundo. O escocês David Millar (Saunier Duval), que afirmava sonhar com a vitória desde o anúncio do percurso, decepcionou foi apenas o décimo terceiro, com 9min23s.

De olho em Paris
A disputa mal começou, mas os grandes candidatos a disputa pelo título já começaram a sentir o nível dos adversários. Com exceção de Klöden e Vinokourov, que ficaram entre os dez primeiros, a maioria andou na casa dos 9min30s, como o americano Levi Leipheimer (9min30s), o russo da Rabobank, Denis Menchov (9min30s), o espanhol Alejandro Valverde, da Caisse d’Epargne (9min33) e o francês Christophe Moreau, da Ag2r (9min39). Quem andou um pouco melhor, o que de certa forma foi uma surpresa, foi o espanhol Óscar Pereiro (Caisse d’Epargne), que completou a prova em 9min27s.

Estréia brasileira
O brasileiro Murilo Fischer (Liquigas) estreou na principal competição do ciclismo mundial com o tempo de 9min49s, que lhe rendeu o 103º lugar. Em entrevista para a televisão, Fischer afirmou não ter saído satisfeito com o resultado, mas reconhece que este ainda não é o momento para se esperar algum grande feito do catarinense. Fischer já tinha adiantado ao site Prólogo sua expectativa em lutar pelas vitórias a partir da segunda semana.

Neste domingo, os ciclistas voltam à disputa, desta vez para a 1ª etapa, entre Londres e Canterbury. Um percurso de 203 km predominantemente plano. Será a vez dos sprinters puros, como Robbie McEwen (Predictor) e Tom Boonen (Quick Step) tentarem a vitória. Provavelmente, ninguém conseguirá tirar a camisa amarela de Fabian Cancellara.

O site Prólogo transmite a 1ª etapa do Tour de France neste domingo, a partir das 10h30min. Fique ligado também na cobertura completa do Tour de France, diariamente, no site. Não perca!

Classificação do Prólogo – Londres – Londres, com 7,9 km:
1- Fabian Cancellara (SUI/CSC) 8min50s (53.7 km/h)
2- Andreas Klöden (ALE/Astana) a 13s
3- George Hincapie (EUA/Discovery) a 23s
4- Bradley Wiggins (ING/Cofidis) m.t.
5- Vladimir Gusev (RUS/Discovery) a 25s
6- Vladimir Karpets (RUS/Caisse d’Epargne) a 26s
7- Alexander Vinokourov (CAZ/Astana) a 30s
8- Thomas Dekker (HOL/Rabobank) a 31s
9- Manuel Quinziato (ITA/Liquigas) a 32s
10- David Zabriskie (EUA/CSC) a 32s

CLASSIFICAÇÃO GERAL, após o Prólogo:
1- Fabian Cancellara (SUI/CSC) 8min50s (53.7 km/h)
2- Andreas Klöden (ALE/Astana) a 13s
3- George Hincapie (EUA/Discovery) a 23s
4- Bradley Wiggins (ING/Cofidis) m.t.
5- Vladimir Gusev (RUS/Discovery) a 25s
6- Vladimir Karpets (RUS/Caisse d’Epargne) a 26s
7- Alexander Vinokourov (CAZ/Astana) a 30s
8- Thomas Dekker (HOL/Rabobank) a 31s
9- Manuel Quinziato (ITA/Liquigas) a 32s
10- David Zabriskie (EUA/CSC) a 32s

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin