Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 02/07/2011 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Belga vence 1ª etapa do Tour; Contador se complica (vídeos)

Prologo

Por Tadeu Matsunaga

O Tour de France começou neste sábado (2), e não faltaram ingredientes para comprovar porque a competição é o principal evento do ciclismo mundial. O premiado do dia foi o belga Philippe Gilbert (Omega Pharma), que venceu a primeira etapa – um percurso de 191 km entre Passage du Gois e Mont Alouettes.

Gilbert atacou a cerca de 600 metros da meta, que terminava em um trecho de subida, e como nas clássicas fez prevalecer seu talento. Foi sua primeira vitória no Tour. Além de vestir a camisa amarela, ele teve a honra de terminar o estágio como líder na classificação por pontos e montanha. Cadel Evans (BMC) terminou em segundo, com Thor Hushovd (Garmin-Cervélo) em terceiro.

A organização da prova partiu de uma lógica diferente, e não abriu a mais cobiçada das grandes voltas com o tradicional prólogo. Talvez por isso, a etapa, em sua maioria, tenha permanecido morna.

Uma pequena fuga com Jérémy Roy (FDJ), Lieuwe Westra (Vacansoleil) e Perri Quemeneur (Europcar) ditou o ritmo no início do dia, conseguindo uma vantagem máxima de seis minutos sobre o grupo principal. Os escapados, porém, acabaram neutralizados a 20 km da meta

Com o pelotão compacto, Omega Pharma-Lotto, que embalou o grupo na maior parte do tempo, recebeu a companhia da Europcar à frente do grupo, que sonhava com um triunfo do experiente Thomas Voeckler.

As coisas pareciam calmas até então, mas mudaram drasticamente depois que um ciclista da Astana colidiu com um espectador disperso e provocou inúmeras quedas, quebrando o pelotão com 8 km para o encerramento da etapa. Cerca de 50 ciclistas foram envolvidos, entre eles Alberto Contador, Samuel Sanchez. Logo na sequência uma nova queda, com cerca de seis atletas.

Contador e Sanchez, em um grupo secundário, iniciaram a perseguição ao grupo principal, onde estavam Evans, Andy Schleck e Ivan Basso, que passaram ilesos pelas quedas. Enquanto isso, Fabian Cancellara (Leopard) tentou um ataque a menos de 2 km da meta. Mesmo com a aceleração do suiço, Gilbert não teve dificuldades em responder ao ataque e saltar em definitivo para a vitória.

Já Contador, apesar do esforço, acabou com mais de 1 minuto de atraso em relação aos seus principais concorrentes a camisa amarela e terá que correr atrás do prejuízo e comprovar – mais uma vez – porque ele tem seis voltas no currículo.

Classificação etapa

1 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 4:41:31

2 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:03

3 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo 0:00:06

4 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team

5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto

6 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling

7 Andreas Klöden (Ger) Team RadioShack

8 Rein Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit En Ligne

9 Christopher Horner (USA) Team RadioShack

10 Tony Martin (Ger) HTC-Highroad
http://www.youtube.com/watch?v=P7R5hi11yoY&feature=player_embedded#at=23

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin