Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 08/04/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Antonio Marcos no Pan-Americano do Rio

Nome completo:
Antonio Marcos de Souza Silva

Data e local de nascimento:
27/03/1977, em Fortaleza (CE)

Peso/Altura:
61 kg/ 1.69 m

Residência:
Vitória (ES)

Participações em Pan-Americanos:
Estreante

Principais conquistas:
Campeão Brasileiro, duas vezes terceiro colocado em etapas da Copa do Mundo (Rio-2003 e Rio-2004)

Aos 29 anos, o cearense Antonio Marcos finalmente vai representar o Brasil em uma competição importante. O triatleta tentou, sem sucesso, competir no Pan-Americano de santo Domingo-2003 e nas Olimpíadas de Atenas-2004, mas sem sucesso.

A “demora” para entrar na elite do esporte brasileiro é facilmente explicada: Antonio Marcos chegou tarde ao triatlo. Nadador, ele participou de seu primeiro triatlo apenas aos 19 anos, no Ceará.

Um amigo, dono de uma academia em Fortaleza, o convidou para participar de uma prova de revezamento de triatlo. No primeiro ano, ele disputou apenas a natação. No segundo, o amigo perguntou: “Marquinhos, você acha que consegue fazer sozinho?” A resposta veio rápida: “Se você me arranjar uma bicicleta, eu consigo”.

Depois disso, a carreira entrou em ascensão. De nadador mediano, ele se tornou um dos melhores do triatlo no Ceará. Até que, em 2002, ficou em sétimo lugar em uma seletiva para a seleção brasileira de triatlo. “Todos os melhores do Brasil estavam lá e eu competi de igual para igual. Foi aí que percebi que poderia viver do triatlo”, lembra.

Desde então, Marquinhos se tornou um dos melhores do país. Em 2003 e 2004 conseguiu dois terceiros lugares na etapa brasileira da Copa do Mundo e ainda foi campeão brasileiro de 2006. Para ficar com a vaga no Pan, foi oitavo na última seletiva, na etapa de Cancun da Copa do Mundo.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin