Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 30/09/2010 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Alberto Contador é pego em antidoping e suspenso

A associação responsável pela organização do ciclismo internacional anunciou a presença de um estimulante proibido em um exame antidoping realizado pelo espanhol Alberto Contador, três vezes campeão da Volta da França, durante a competição que ganhou neste ano. Por isso, o atleta foi suspenso.

Um laboratório alemão reconhecido pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) encontrou uma “muito pequena concentração” de clembuterol na mostra de urina de Contador do dia 21 de julho na Volta da França, de acordo com um comunicado da União Ciclística Internacional (UCI).

Porém, a quantidade foi “400 vezes menor do que os laboratórios antidoping reconhecidos pela Wada devem ser capazes de detectar”, indicou a UCI. Tanto a mostra A como a B de Contador deram positivo e o ciclista foi “formal e provisoriamente suspenso”, disse a entidade.

O comunicado da UCI não indicava se Contador poderia perder o título da última Volta da França. “A UCI continua trabalhando com o apoio científico da Wada para analisar todos os elementos relevantes no caso. Esta investigação mais profunda poderia tomar mais tempo”, manifestou o comunicado.

O diretor geral da Wada, David Howman, disse que um teste positivo, ainda que por uma pequena quantidade de clembuterol, seria suficiente para que um atleta seja punido, ainda que tenha se negado a comentar especificamente o caso de Contador. “A questão é que o laboratório detectou. Eles têm a responsabilidade de acompanhar o caso. Não existe algo parecido a um limite que defina casos que devem ser investigados e quais não. Esta não é uma substância que tem um limite”, afirmou.

Contador ganhou a Volta da França em julho, pela terceira vez em quatro anos, com uma vantagem de 39 segundos para Andy Schleck, de Luxemburgo. Além das conquistas da Volta da França, ele acumula um título do Giro d”Itália e um da Volta da Espanha, ambos em 2008. O clembuterol é usado para perder peso, porque ajuda a construir músculos e queimar gordura. É comumente utilizado em cavalos para tratar problemas respiratórios.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

Highslide for Wordpress Plugin