Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 30/04/2012 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Pedala Fortaleza e sua repercussão

A Zonaalvo teve a satisfação de prestigiar o Pedala Fortaleza, um evento que foi idealizado em conjunto com a Prefeitura de Fortaleza e a Funcet e que contou com o franco apoio da AMC. Aqui, resolvemos contar a história nos utilizando de uma matéria em um dos grandes jornais de nossa cidade. Nota-se a boa repercussão que criamos. Queremos agradecer aos alunos que nos apoiaram e que também marcaram presença nesse evento, que promete ser um marco na questão do trânsito em Fortaleza. Vamos refletir e debater sobre a nossa educação no trânsito e buscar soluções para os problemas. O trabalho depende da ação de cada um de nós.

Matéria no Diário do Nordeste

por THIAGO ROCHA
ESPECIAL PARA CIDADE

O objetivo do passeio ciclístico foi despertar os fortalezenses para o prazer desse tipo de atividade

Crianças, adolescentes, adultos e idosos lotaram as ruas e avenidas, do Centro, com as suas bicicletas para participar do “1ª Pedala Fortaleza”. Os ciclistas aproveitaram a oportunidade para reclamar sobre a falta de ciclovias e pedir mais respeito dos motoristas com quem utiliza a bicicleta. Locais como Theatro José de Alencar, Catedral Metropolitana, Paço Municipal, Casa do Barão de Camocim e Instituto do Ceará fizeram parte do roteiro.

O clima durante todo o “1º Pedala Fortaleza”, que teve apoio da TV Verdes Mares, foi tranquilo. As pessoas participaram do evento com a intenção de se divertir e também poder ver o Centro de outra forma. Os adultos eram maioria, mas muitas crianças e idosos também participaram do evento.

Durante a atividade era possível ver todo tipo de ciclista, daquele que já tem experiência no esporte até o que está começando agora. Algumas pessoas utilizavam luvas, óculos escuros, roupas feitas especialmente para a prática do esporte e magrelas criadas para correr. Enquanto isso outros participantes colocaram apenas uma bermuda, camisa, capacete e velha “magrela”.

Segundo o coordenador do evento, Felipe Diógenes, o objetivo é estimular a mobilidade urbana na Capital e, dessa, forma fazer com que a bicicleta passe a ser um meio de transporte utilizado pela população. “A gente procurou juntar a cultura com o incentivo ao uso da bicicleta e a realização de atividades físicas. Fazer parte é bom para a população porque eles podem se socializar e também criar a cultura de participar desses passeios”.

Ele explicou que o passeio faz parte das propostas do I Seminário de Planejamento da Copa do Mundo, realizado em fevereiro e março deste ano: “Queremos que esse evento seja um dos legados da Copa do Mundo. Por isso o intuito é fazer um Pedala por mês, em locais diferentes”.

Para o engenheiro, Paulo Ricardo Brandão, a realização de eventos como esse é importante para toda a população de Fortaleza. Pois com o uso da bicicleta os congestionamentos diminuem, o estresse também e contribui para a diminuição da poluição.

“É preciso que sejam criadas ciclovias e ciclofaixas na Cidade, pois andar no meio dos carros acaba sendo um perigo devido à falta de respeito dos motoristas. Muitas pessoas não utilizam a bicicleta no seu dia a dia devido a esses problemas”, afirmou.

A fisioterapeuta Eliana Silva acredita que o grande número de pessoas que participaram do passeio mostra como os fortalezenses gostam de andar de bicicleta. “Acredito que não vemos muito isso no dia a dia devido às dificuldades de usar a bike como meio de transporte e também pela falta de tempo”, frisou.

Eliana acrescentou que é muito importante que esse tipo de passeio continue sendo realizado para que o número de ciclistas na Capital possa aumentar. “Dessa forma o poder público vai acabar sendo obrigado a construir ciclovias e os motoristas vão aprender a conviver com a gente”, comentou.

O pequeno Eduardo Nuto, de 6 anos, participou do passeio ao lado da avó, madrinha e dos tios e prometeu que não se cansar. “Estou gostando muito. Uma vez pedalei 16 Km”, disse.


 

 

 

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin