Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 05/11/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Relação entre peso e VO2max em corredores

A capacidade do ser humano em realizar exercícios de media e longa duração depende do metabolismo aeróbio. Sendo assim, o consumo máximo de oxigênio (VO2max) sempre foi considerado o melhor dos índices para mensurar a aptidão cardiorrespiratória de atletas e pessoas fisicamente ativas. Além disso, muitos programas de treinamento utilizam esse índice como intensidade de treino.

Embora os exercícios de média e longa duração sejam dependentes do metabolismo aeróbio, outros fatores podem influenciar a performance. Diferentemente da natação ou ciclismo, que são atividades onde não existe sustentação da massa corporal (peso) durante o exercício, a corrida se caracteriza como atividade onde o corpo tem que ser sustentado pelos membros inferiores. Por essa razão o custo aeróbio da corrida é normalizado pela massa corporal e expresso em valores relativos a massa corporal total. Isso significa que o VO2max esta intimamente relacionado com a massa corporal.

Esse é um dos motivos que muitos atletas começam a sentir um maior desgaste nos treinos e provas de corrida, devido ao aumento da massa corporal, que acarreta numa queda de performance. Ao contrario do que muitos pensam, que ter uma maior massa corporal irá ajudar na performance, não é bem assim, pois, quanto mais pesado menor será seu VO2max, pois o mesmo é determinado a partir dos valores de massa corporal.

Não existe um teste que determine a aptidão cardiorrespiratoria de um individuo, sem que sua massa corporal seja medida. Pois além de ajudar no controle e efeito do treinamento, a massa corporal pode ajudar a identificar possíveis ajustes para a melhora da performance.

A idéia desse artigo é mostrar a todos atletas que existem alguns fatores que podem influenciar no VO2max e na performance. Isso não quer dizer que, pessoas um pouco acima do peso não tenham uma boa performance, pois seu condicionamento será de acordo com o nível de treinamento.

Todos já devem ter visto em provas de corrida, muitos atletas acima de peso de destacarem muito mais do que os teoricamente em forma. Isso se deve ao nível de condicionamento. O que vale a pena ressaltar é, quando falamos em atletas da mesma idade, nível de treinamento igual e com massa corporal diferente, isso pode determinar num melhor desempenho.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin