Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 11/03/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Quanto custa um treino perdido?

Se você é daqueles corredores que acabam perdendo um treino por semana, seja por excesso de compromissos ou simplesmente por achar que aquele “treininho” leve de 40 minutos na grama não fará a menor diferença, então está na hora de você rever seus conceitos.

Suponhamos que você percorra neste “treininho” cerca de sete quilômetros. Suponhamos que sua quilometragem semanal teórica (na sua planilha) seja aproximadamente quarenta. O que temos? Dezessete e meio por cento a menos de treino por semana!

Imagine o que você faria para ajustar-se à uma redução dessas em seu salário. O mesmo acontece com o seu organismo. Se você reduz a quantidade de estímulo semanal de treino, certamente não espere que ocorra alguma evolução. Na melhor das hipóteses ocorrerá uma manutenção de seu rendimento. Há apenas um grupo de corredores que, pelo menos por alguns meses, está imune: os iniciantes! Mas, se você está lendo este artigo, é porque provavelmente é um corredor no mínimo de nível intermediário, certo?

Lembre-se que o volume semanal de treinos é muito importante para corredores com quilometragem semanal baixa, ou seja, entre quarenta e sessenta quilômetros por semana. Isso ocorre porque, para melhorar suas marcas, o corredor precisa estimular adaptações aeróbias, as quais ocorrem em decorrência de estímulos de intensidade baixa a média e em freqüência MÍNIMA de quatro treinos semanais.

Portanto, quando chegar o dia daquele “treininho”, faça-o! Milagres não acontecem, isto é, pelo menos na corrida!

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin