Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 21/11/2012 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Quanta corrida é demais?

Por Breno Leal

A frequência e a duração da corrida são dois fatores que determinam o estresse geral. O acréscimo de dias de corrida deve ser avaliado quanto à maior probabilidade de lesão. A distância das corridas deve ser aumentada de maneira gradual. Correr demais, com frequência exagerada, provoca lesões.

Como todo exercício feito de forma exagerada, a corrida também nos expõe à lesões. O que devemos procurar é administrar a recuperação pós-treino. Procure alternar os dias de corrida, dê um descanso aos ossos e músculos do impacto da corrida. Acredite, um dia sem correr e um outro correndo, lhe trará muito mais benefícios. Um deles é o próprio efeito que o impacto provoca no nosso corpo, que consiste no fortalecimento nas articulações, ossos e músculos.

Uma sugestão para aqueles corredores que não conseguem ficar um dia sem correr, é variar o tipo de exercício. Por exemplo, nadar ou pedalar. Assim, você ainda terá os ganhos cardiovasculares e um repouso necessário aos músculos utilizados na corrida.

Outro erro comum de quem está correndo é encarar todo treino como se fosse dia de bater recordes. Às vezes, a motivação acaba nos deixando insensíveis ao descanso ou à ponderação no ritmo de um treino. Tente entender a sua periodização, fale com seu treinador e procure ficar dentro da zona de intensidade prescrita para você. Isso não quer dizer que você não vai ter que correr forte alguns dias.

Lembre-se: assim como treinar todas as vezes forte pode provocar alguma lesão, treinar todas as vezes moderado ou leve pode acabar, com o tempo, não trazendo mais a adaptação fisiológica esperada.

O ideal é conseguir mesclar as intensidades. Quando e como mesclar é bom que se faça de maneira adequada e orientada por um profissional de educação física especializado em corrida.

Habitue-se a fazer alguma atividade física. Incorpore no seu dia-a-dia. Pratique corrida. Pratique Zonaalvo.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin