Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 16/09/2011 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Quando é que você começa a correr mesmo

Paula Rosanna, na meia maratona de Buenos Aires [2011]: “Pensava nos treinos que tive, na medalha e de todos obstáculos já superados até aquele momento.”

Por Breno Leal

Há aquele novato nas corridas que tende a pensar mais adiantado que o corpo. Um treino bem feito não quer dizer que no próximo já pode dobrar a carga que aguenta. As coisas não funcionam assim….

O ato da corrida impõe um impacto respeitável sobre as articulações e músculos envolvidos nela, é preciso minimizar os efeitos deste trauma. Para isso, é fundamental para você, que está iniciando um programa de corrida, fazer caminhadas e educativos, principalmente quando não há nenhum histórico na sua vida que envolva esportes ou que esteja acima do peso.

A caminhada, para o iniciante, ajuda tanto para a melhora cardiorrespiratória quanto na absorção da pisada pelos músculos e, principalmente, articulações e ossos. É preciso lembrar ao caro iniciante que cada passada de corrida exerce sobre o corpo a força do seu próprio peso em movimento… sobre uma perna. Claro, junte com a força gravitacional que nos empurra para o chão.  Ademais, este impacto virá todo de volta por conta daquela lei da ação e reação [“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas”, Isaac Newton]. Imagine a irradiação deste impacto: pé, tornozelo, “canela”, joelho, coxa, quadril, coluna vertebral, ombros.

Os educativos são feitos para ter uma postura mais firme e, ao mesmo tempo, mais econômica. É quando você aprende aonde e como utilizar o seu corpo para correr. A corrida começa a ficar mais leve, daí o estresse causado pelo impacto fica menor.

Portanto, tenha paciência, caminhe quando tem que caminhar, corra quando tem que correr. O desenvolvimento da sua corrida envolverá, primeiro, a mente. O corpo vai se adaptando gradativamente, em conjunto com o aprendizado mental sobre como controlar ritmos e colocar objetivos realistas, para realizar o sonho de completar aquela distância antes improvável.

Venha treinar conosco! A Zonaalvo Assessoria conta com professores que poderão te dar o suporte para que você comece a correr mesmo, entende? Além de contar com um grupo de alunos muito legal!

Uma aluna que faz parte do nosso grupo, Paula Rosanna, é um grande exemplo de como esforço , dedicação e paciência transformaram a concepção dela de que uma meia maratona, 21km, é possível. Leia aqui o que ela tem a nos contar acerca da prova que completou neste fim de semana [21km Ciudad de Buenos Aires ou Meia Maratona de Buenos Aires] e inspire-se:

A Trajetória na Zonaalvo:

Entrei na Zonaalvo na última semana de Julho, fui por indicações de amigos que me disseram ser uma excelente consultoria esportiva.

Apesar de nunca ter corrido mais de 8km e de saber das dificuldades de uma meia-maratona, ia para cada treino decidida, intercalando entre manhãs, noites e longão nos finas de semana.

Para mim, cada treino já era uma vitória e fui fazendo a planinha até chegar na véspera da viagem.
Lembro que no ultimo longão de 10km um final de semana antes da corrida, tinha terminado tão tranquila e estava decida que ia terminar a prova, tinha muita Fé.
 
A Corrida:
 
A largada foi as 7:30 da manhã, a temperatura era 4,8º C. Estava muito tranquila e no inicio eu pensei: ” Vou fazer até os 10Km correndo, quando chegar lá vejo como estou me sentindo”
Quando cheguei nos 10 estava bem, já estava com 1:22mim de prova então resolvi seguir em frente, sempre correndo dentro dos meus limites lembrava sempre das dicas da assessoria.
Pensava nos treinos que tive, na medalha e de todos obstáculos já superados até aquele momento.
Quando cheguei nos 20Km, a emoção era muito forte, já tava muito perto da “minha vitória” e eu consegui!
Só sabe como é esta sensação quem realmente passa por ela, é muita adrenalina.
A estrutura da corrida foi boa, com várias bandas regionais ao longo do percurso para alegrar e sem falar que a cidade de Buenos Aires é linda!
 
Até a próxima!
Paula Rosanna.”
Obrigado, Paula. Esperamos que a sua história sirva de motivação aos que estão iniciando os treinos de corrida.

 

Fonte: Zonaalvo Assessoria

Confira os nossos horários.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin