Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 29/11/2011 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Melhor postura para a corrida

 

 

Primeiro, o vídeo acima demonstra a aterrissagem de um maratonista, Sammy Wanjiru, quadro a quadro. Repare a forma como o pé toca no solo e onde ele equilibra o peso do corpo.

A posição do pé no desembarque adequada é uma parte muito importante da sua técnica de corrida, mas ironicamente não é o que você deve focar. O “pouso bom” do pé deve se tornar sua segunda natureza. Para que isso aconteça, você precisa fazê-lo muitas vezes e de preferência fazer isso direito a cada vez.

Como você repetir um movimento novo e de novo? Você faz exercícios que são projetados especificamente para esse. Fale com um dos nossos professores Zonaalvo. Estamos todos capacitados para servi-lo neste aspecto. Mas, vamos começar do começo.

Qual é a posição do pé no desembarque adequado? Na esfera de seu pé [ball of the foot – também conhecido como antepé, a área abaixo do osso sesamoide, primeiro metatarso e o “dedão”], com o peso corporal centrada sobre ele. 

Às vezes, o “pouso antepé” é entendido como os dedos dos pés deveria estar fazendo alguma coisa. Deixe seus dedos fazer o que eles fazem melhor – ajudar seu corpo a manter o equilíbrio . Então, aterrá-lo nas esferas de seus pés com seu peso corporal sobre eles, com o dedos fazendo a sua coisa própria de equilíbrio e os saltos agir em conformidade.

O que significa isso? Quando você posiciona o peso do corpo sobre a planta dos pés, mesmo os calcanhares ainda estão tocando o chão, eles vão se sentir peso e fora da terra. É assim que deve ser, qualquer tentativa de forçar os calcanhares para ir mais alto vai resultar em uma lesão na panturrilha ou dor no tornozelo, etc.

A altura do calcanhar no desembarque é determinada pela velocidade de execução. Quanto mais rápido você for – o maior calcanhar de seu vão. E os calcanhares vão fazer isso por conta própria se você deixá-los, porque eles são uma parte do sistema global onde tudo está conectado e não é independente.

Por quê estar pousando sobre as bolas dos pés é melhor?

Porque é a posição do pé mais eficaz para a execução técnica. Enquanto a aterrissagem com o calcanhar [healstriking] simplesmente é a causa da maioria de correr lesões relacionadas e devem ser descartados apenas por esse motivo, o desembarque “chapado” [flatfoot] não pode e não produz a “mola” efeito que permite a qualquer movimento.

A bola de desembarque pé é uma parte da posição “S-mola” do corpo, tornando-o compacto e carregado com energia elástica, pronto para correr rápido!  Como você pratica o desembarque adequada sobre a bola de pé? Você faz executando exercícios que são projetados especificamente para ajudar você.

Depois de praticar os exercícios funcionando por um tempo, você vai começar a executar os movimentos certos, simplesmente porque o seu corpo se lembra como, por isso não haverá necessidade de desperdiçar energia em se concentrar no que acontece por conta própria. E uma vez que nosso objetivo é simplificar a nossa tarefa de executar uma técnica com perfeição, tendo uma coisa a menos para pensar é o que precisamos. 

Lana Romanov para Dr.Romanov

Zonaalvo Assessoria Esportiva

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin