Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 03/02/2014 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Medida Certa Zonaalvo – Dicas Nutricionais

1779768_597079450345555_1342929663_n

A atividade física pode contribuir numa vida mais saudável. Pratique!

 

Ao longo do mês de fevereiro, está sendo promovida a Medida Certa Zonaalvo com o objetivo na melhora do condicionamento físico e perda de peso nos alunos da Zonaalvo Assessoria. Alguns dos resultados esperados são:

-Mudança para hábitos mais saudáveis;
-Inclusão de treinos diários da Zonaalvo Assessoria;
-Cuidados com a Alimentação.

Pensando nos cuidados com a alimentação, a nutricionista Rachel Accioly nos mandou algumas dicas para esse mês. Vamos à elas?

DICAS DE NUTRIÇÃO
Por Rachel Accioly
(CRN:10675/p)

*Nunca faça exercícios em jejum. Coma alimentos fonte de carboidratos e reduzidos em fibras, gorduras e proteínas no seu pré-treino.

*Lembre-se que seu treino de amanhã é definido a partir do seu pós-treino de hoje, portanto, faça uma refeição saudável e variada após a prática de exercícios físicos. Não pense que, por ter treinado, você está com “crédito” para comer qualquer alimento sem valor nutricional.

*Não faça dietas milagrosas, com grande restrição calórica ou com substituição de refeições por shakes. Nestas dietas, acontece uma grande redução de peso em curto período de tempo, mas de forma não saudável e com grande probabilidade de recuperação e aumento do peso após um certo tempo.

*Varie sua alimentação durante o dia, alternando frutas, verduras, sementes, cereais, etc. Desta forma, você estará fornecendo todos os nutrientes que seu corpo precisa.

*Não exagere nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Distribua as calorias da sua alimentação durante todo o dia, fazendo lanche entre estas refeições.

*Faça pelo menos 5 refeições ao dia. Não passando mais que 3 horas sem se alimentar.

*Mastigue bem os alimentos e procure fazer suas refeições em ambiente tranquilo.

*Não compre salgadinhos, biscoitos recheados, chocolates, sorvetes, etc. Você só come o que tem disponível, se não comprar, não comerá.

*Deixe no seu trabalho ou leve na bolsa alguns lanchinhos saudáveis para que na hora da fome, você tenha a opção certa e não saia da dieta ou não fique por muito tempo sem se alimentar. Algumas dicas são frutas, iogurtes desnatados, sementes, biscoitos integrais, água de coco, etc.

*Caso sinta muita vontade de comer doce, coma 1 quadradinho de chocolate amargo ou 1 picolé de frutas (Naturalle Ice Up). Faça isto apenas em dias com desejo, pois é melhor do que descontar a vontade acumulada devorando uma barra inteira no final de semana.

* Comece sua refeição com um bom e colorido prato de salada. Lembre-se de não colocar molhos gordurosos, queijos, torradas, etc.

*Não beba refrigerantes, mesmo as versões diet ou light são prejudiciais à saúde.

* Retire o açúcar do seu cardápio. Caso sinta muita necessidade de adoçar algo, use adoçantes à base de sucralose ou stévia.

*Tenha uma boa ingestão de água durante todo o dia. Atente-se para a cor da sua urina, que deve estar sempre clara. A sensação de sede já é indicativo de desidratação. Beba água intervaladamente durante a prática esportiva.

*Não exagere no consumo de carnes. Procure as mais magras e dê preferência às carnes brancas.

*Retire a pele das aves e a camada de gordura das carnes.

*Caso vá consumir atum ou sardinha enlatada, lave em água corrente para retirar parte do sódio e conservantes. Procure sempre a versão light ou reduzida em sódio.

*Evite alimentos fritos, procure sempre consumir na forma grelhada ou assada ao forno.

*Retire alimentos embutidos da sua dieta, como presunto, mortadela, blanquet, salame, etc.

*Prefira sempre os queijos de coloração mais clara (cottage, ricota, minas, etc).

*Prefira alimentos desnatados

*Procure sempre consumir alimentos na versão integral, seja o arroz, macarrão, pães, biscoitos, etc. Olhe na lista de ingredientes o que apresenta o nome “farinha de trigo integral” antes do “farinha de trigo” tradicional, pois o alimento que vem primeiro na lista é o que está em maior quantidade no alimento.

*Caso vá jantar fora, preferir sempre opções mais saudáveis, ou seja, se for comer pizza, prefira as lights, mussarela, marguerita, etc. Caso vá comer sushi, não coma o hot e evite opções com cream cheese.

*Não faça uso de bebidas alcoólicas, muito menos acompanhadas de aperitivos (amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos).

* Evite o consumo de fast-foods, pois apresentam uma enorme quantidade de calorias e quase nenhum valor nutricional.

*Após as refeições, consuma uma porção de fruta em vez de comer doces.

*Não faça uso de medicamentos ou suplementos para a redução de peso sem a orientação de um profissional qualificado.

*Siga seu plano de treinos adequadamente, pois nada melhor do que a prática de atividades físicas em conjunto com hábitos alimentares saudáveis para te levar aos resultados desejados.

 

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin