Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 21/04/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Fortaleça as costas para pedalar melhor

Pedalar aumenta a flexibilidade do corpo, trabalha o sistema cardiovascular, fortalece músculos inferiores, tendões e articulações e, de quebra, ainda proporciona o prazer do vento no rosto e a travessia de percursos incríveis. Mas, para ganhar todos esses benefícios e fugir dos desconfortos, é preciso ficar atento a como você faz a atividade. E a premissa para manter uma postura firme e correta ao usar sua bike é ter a região lombar bem fortalecida.

“O ciclista, pela exigência do esporte que pratica, sofre um estresse muito grande nessa área, pois pedala em posição antianatômica. Então, quanto mais fortalecida estiver essa região, mais e melhor ele vai conseguir executar o gesto esportivo”, afirma o preparador físico especialista em treinamento funcional Luciano D’Elia.

Confira exercícios para fortalecer a região lombar e para ajudar nas pedaladas:

1) Bom dia: Em pé, com a postura reta, segure um bastão ou uma barra atrás da cabeça, com os braços abertos. Flexione o tronco para frente, deixando-o paralelo ao chão, e retorne à posição inicial,
como se fizesse uma saudação. Trabalha especificamente a região lombar, mas integrando-a com o quadril e a parte posterior de coxa.

2) Estabilização lateral em dois apoios:Deitado de lado, apoiando o antebraço e a lateral de um pé no chão, eleve o quadril e sustente essa posição. Trabalha a região lateral do abdômen e também melhora a estabilização postural, necessária ao ciclista.

3) Abdominal com pernas apoiadas sobre bola: Deitado, com as costas no chão e as duas pernas sobre uma bola (fitball), eleve o tronco para cima, contraindo o abdômen, e volte à posição inicial. Trabalha e fortalece a área abdominal, que dá sustentação à região lombar e melhora a postura.

4) Hiperbola: Apoiado de frente, com as duas mãos no chão e o abdômen sobre a bola, leve os pés para cima e traga-os de volta em direção ao chão. Esse exercício ajuda a fortalecer a região lombar, integrando-a com o quadril e a área posterior da coxa.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin