Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 17/06/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Dicas para uma melhor navegação no Trekking

O Enduro a Pé de Regularidade não exige grande preparo físico. Na verdade, os integrantes da equipe devem ter um bom condicionamento físico a fim de suportar subidas mais acentuadas, sol, chuva, calor etc.

Academias de ginástica dão bom preparo porém sem o contato com a natureza o atleta de academia fica a dever na trilha. Caminhadas em trilhas ou mesmo a corrida em bosques, pista de Cooper de terra e em terreno irregular dão ao praticante o condicionamento necessário para encarar qualquer prova de Enduro a Pé.

Equipe

A equipe deve ter necessariamente 01 navegador, 01 contador de passos e 01 calculista. Sugiro que caso haja maior número de integrantes é aconselhável adicionar nesta ordem: contador de passos, navegador, calculista.

Navegador: lê a planilha e conduz a equipe, administra o tempo pedindo informações ao calculista e contador de passos tendo a sensibilidade de verificar se a equipe está atrasada ou adiantada no percurso. É imprescindível que o mesmo tenha uma bússola e pode eventualmente, levar um pedômetro para ajudar na medida de algumas distâncias.

Contador de passos: é o responsável pela estimativa de distâncias, pode ser através da utilização de um pedômetro ou de um simples contador manual. Deve ter a sensibilidade de conhecer sua passada para variadas situações como subidas, descidas, rios ou terreno plano, dando a distância ao navegador ou calculista para que a equipe passe pelos PCs em distância próxima da real. O contador de passos só deve ter esta função, não deve levar bússola ou calculadora.

Calculista: através de uma máquina programável deve calcular os tempos da equipe para todas as quadrículas e trechos da planilha. Deve sempre questionar a distância ao contador de passos para aferir o tempo da equipe no trecho. Caso haja na equipe mais um contador de passos a equipe pode optar em passar ao calculista a média de distância obtida pelos mesmos Deve ter uma bússola para eventualmente, com a planilha já calculada, auxiliar o navegador.

Na prova

O segredo de tudo é manter a calma e ter a certeza do caminho a seguir. Se ocorrer alguma dúvida, mantenha a calma, verifique a distância, se necessário volte à referência anterior e recomece. É melhor perder alguns pontos no próximo PC do que sair na correria e não perceber a -pequena trilha ao lado da trilha principal- por exemplo e ter de voltar todo o trecho.

Caminhando dentro de rios o contador de passos deve ter em mente qual o tamanho de sua passada no trecho. Em trecho de mata fechada, é melhor a ginga de corpo do que encarar o mato de frente. Quando navegar com bússola, verifique o azimute de uma referência ao longe e desenvolva a caminhada em sintonia, checando o azimute enquanto caminha.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin