Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 30/07/2008 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Dicas para começar no Triathlon

O Triathlon é uma modalidade bastante complexa resultante da combinação de 3 atividades aeróbicas básicas (natação, ciclismo e corrida). Por isso, é extremamente importante seguir algumas etapas preliminares antes de iniciar um programa de treinamento.

Inicialmente, deve-se fazer uma avaliação física completa, através de testes antropométricos e principalmente, ergométricos / ergoespirométricos; para que possa ser identificado o estado atual de condicionamento físico geral. Feito a avalição física e tendo a liberação médica, faz-se a escolha dos equipamentos (tênis para corrida, bicicleta e acessórios, pulsômetro, etc.).

Antes de comprar qualquer material, peça o auxílio do seu técnico ou de alguém experiente. Defina o quanto quer ou pode gastar, e qual o objetivo com o Triathlon. De qualquer maneira, não vale a pena comprar, por exemplo, uma bicicleta top de linha, sem ter nunca pedalado. Adquira um equipamento mais básico, que terá o mesmo efeito, e após algum tempo de treino, troque por uma bike superior.

É muito importante fazer um ajuste correto na bicicleta, garantindo assim, uma melhor performance, conforto e minimizando o risco de lesões.

Procure um profissional para montar e assessorar os treinos. O Triathlon compreende três modalidades que devem estar em perfeita harmonia. É importante fazer um planejamento correto, levando-se em conta o histórico esportivo, tempo para treinar, idade, objetivos……enfim, uma série de fatores que devem ser correlacionados. Cuidado ! Treinar errado muitas vezes é o principal fator para um iniciante desistir do esporte ! Seja por sucessivas lesões e/ou sinais de overtraining ( baixa disposição no dia a dia, mal humor, insônia, etc..). Se com os treinos, sua rotina diária estiver melhor, fazendo tudo mais disposição, então, provavelmente, você está no caminho certo.

Coloque como primeiro objetivo completar uma prova mais curta, sem preocupação com o tempo. Não cobre resultados logo no início. Com o tempo, coloque outros objetivos, de maneira gradativa. Um dos segredos de um atleta de endurance é a paciência.

Bons treinos e faça do triathlon uma curtição, não uma obrigação!

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin