Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 23/03/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Cuidado com o Efeito Compensatório

O período de festas passou e muitos corredores pensaram que estavam imunes ao processo de engorda e por isso exageraram no fim do ano. Ledo engano! São vários os estudos que mostram que corredores e outros atletas engordam sim, porque simplesmente consomem mais calorias do que queimam. Isso ocorre porque o exercício nos deixa mais à vontade, ou seja, sentimos menos culpa quando comemos. Conseqüentemente exageramos na quantidade, além de nos permitirmos certas regalias, no que diz respeito a doces e alimentos mais gordurosos.

Os pesquisadores identificaram um fenômeno que denominaram como “efeito compensatório”, que quer dizer que o indivíduo acha que, só porque pratica alguma atividade física regularmente, pode exceder na alimentação sem pagar caro por isso. Infelizmente o que os estudos indicam é justamente o contrário: corredores e sedentários têm que controlar as calorias ingeridas para a manutenção do peso corporal.

O que nós corredores podemos e devemos fazer se quisermos manter um bom relacionamento com a balança é AUMENTAR um pouco os treinos de rodagem e mesmo assim ter cuidado com os exageros. Aumentar as rodagens significa acrescentar uns 10 a 15 minutos de trote no final de cada treino.

Recomendo também que façamos uma hidratação (bebendo água) mais freqüente e mais volumosa, para compensar o aumento da ingestão de alimentos ricos em sal e as bebidas alcoólicas, que desidratam. Bons treinos!

Prof. Renato Dutra

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin