Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 04/02/2010 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Como adicionar velocidade a sua técnica do nado Crawl

nadoTodos os nadadores buscam isso: como nadar mais rápido? Aumentar a velocidade na natação é muito mais difícil do que aumentar a velocidade em outros esportes, como o ciclismo, no qual o atleta muda uma marcha e mantém as rotações por minuto ou, simplesmente, aproveita um declive e já esta mais veloz, ou na corrida, atividade  mais natural do ser humano, em que qualquer atleta de final de semana pode dar um pique em uma velocidade elevada por vários metros, por exemplo.

A Natação é diferente por uma série de motivos, o principal é o meio líquido, onde se locomover tem um custo energético 4 vezes maior do que na terra. Outro motivo importante é o quadrado da velocidade: esse princípio diz que para dobrar a velocidade do deslocamento quadruplica-se a resistência da água. Por esse motivo, alguns atletas durante os treinos baixam poucos segundos em uma determinada distância e sua sensação de esforço é tão grande.

Uma das soluções é treinar cada vez mais, e aprimorar a técnica, para isso você deve se concentrar nos movimentos que já são “automáticos” e tentar conscientizar-se de cada gesto, desenvolvendo a propriocepção, habilidade de fazer o movimento correto sem estar se vendo. Seguindo as orientações dos seus treinadores, professores ou técnicos.

Seguem algumas dicas para aumentar a sua velocidade no nado crawl:

1. evite movimentos desnecessários
2. busque uma ótima combinação de contração e relaxamento muscular
3. Garanta a harmonia da respiração com os movimentos dos braços
4. produza forças propulsivas
5. reduza a ação de forças resistivas
6. Mantenha a continuidade (fluência do nado)

A melhora da técnica deve ser trabalhada em todos os treinos com exercícios educativos no inicio de cada sessão pois é nesse momento que o nadador descansado pode executar melhor os movimentos.

Outra alternativa é o treinamento de velocidade pura que muitas vezes é negligenciado por atletas de provas longas. Esse treinamento consiste em executar tiros curtos de 10 a 15 metros com o estimulo maximo de velocidade. As séries devem ser de poucos tiros para se ter uma qualidade boa. Ex: 4×12.5mts velocidade com intervalos de 12.5mts solto mais 1 (um) minuto parado.

A natação exige dos atletas varias qualidades físicas, entre as mais importantes para aumentar a velocidade do nado eu destaco a flexibilidade e a força.

Bons treinos!

Colunista:
Ademir Paulino, que assina este artigo, é o mais novo colunista do ativo.com. Ademir é Técnico responsável pela Assessoria esportiva Medley Triathlon/ treinador de Natação na Cia Athletica e Atleta de Aquathlon e Biathlon.
Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin