Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 24/11/2007 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Ciclistas com dor lombar

Dor lombar é um tema bem conhecido em qualquer tipo de esporte, bem como dentre os sedentários. Estudos populacionais indicam que 45% das pessoas irão ter dor lombar. No ciclismo essa é uma queixa constante. Por ser um esporte onde mantemos nossa coluna em uma posição quase-estática por muito tempo, a principal hipótese para a dor lombar diz respeito à fadiga muscular localizada nos músculos da região da lombar.

Outro aspecto importante para a dor lombar no ciclismo é a manutenção da coluna em um ângulo de flexão maior do que o observado em atividades de vida diária. Esta posição, de forma isolada, já leva a musculatura da lombar a um nível de exigência aumentado.

Alguns estudos descrevem esse fenômeno e sugerem soluções, mas hoje se sabe que um treinamento complementar pode ser a melhor opção para condicionamento dos músculos da região da lombar. Além do treino de -sela-, treinar fora da bicicleta é tão importante quanto.

Assim como o treino resistido com pesos é indicado, pelo menos na pré-temporada, um período de treinamento específico para a lombar pode ter ótimos resultados. Em um estudo da dor lombar em sujeitos sedentários publicado recentemente pelo nosso grupo (Journal of Bodywork and Movement Therapies 2007) mostramos que 20 sessões de core training, ou seja, o treinamento de estabilização central específico para a região lumbo-pélvica e abdominal reduziu significativamente a dor lombar e melhorou a mobilidade nesta região.

Assim, acreditamos que poucas sessões de core training podem favorecer o desempenho também na bicicleta, principalmente naqueles trajetos com mais de uma hora e meia de duração, onde realmente sentimos a lombar doer. Fica a dica então para os ciclistas que têm dor lombar da importância da força muscular nesta região e no abdômen para a redução de desconfortos.

Uma dúvida que permanece e poderá ser investigada futuramente é o efeito deste treinamento de estabilização central (core training) em ciclistas com o objetivo de redução da sobrecarga dos músculos da lombar e melhora no desempenho destes músculos.

Equipe GEPEC
Felipe P Carpes
Elisandro de Assis Martins
Rodrigo R Bini
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciclismo – GEPEC – foi criado em 2004 com o objetivo de aproximar os ciclistas das investigações científicas no esporte mais atuais. O GEPEC envolve profissionais de diferentes áreas dentro da Educação Física, e hoje tem como vínculos principais a UFSM e a UFRGS. O grupo trabalha com base nos projetos de pesquisa e nas teses desenvolvidas pelos participantes em suas respectivas áreas. No seu site, O GEPEC disponibiliza subsídios bibliográficos referentes ao ciclismo, além de prestar consultoria para atletas e técnicos, contando com apoio de diversas instituições nacionais e internacionais. Atualmente grande parte dos pesquisadores do GEPEC atua também como treinadores.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin