Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 12/03/2008 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Cada prova tem uma realidade diferente

Você já definiu o calendário das provas que você pretende participar nesse ano? Muitos atletas deixam para última hora essa tarefa. Isso pode gerar frustrações, porque todo treinamento físico é elaborado de acordo com o calendário de provas e o objetivo do atleta, tentando melhorar sua falhas e potencializando seus pontos fortes, para que no dia da prova possa ser testada a sua performance.

Definidas quais provas durante o ano o atleta quer participar, é preciso ter a consciência de que nem todas elas, o objetivo é baixar tempo, ou até mesmo conseguir o primeiro lugar no podium. Baseado no planejamento dos treinamentos haverá provas em que o atleta será um simples participante, sem o objetivo de performance, sua tarefa será apenas concluir a prova. Já outras, o objetivo é estratégico, muitas vezes para ajudar um companheiro de equipe, ditar o ritmo da prova por certo tempo, ou até mesmo conseguir um lugar no podium.

O objetivo de cada prova vai depender do período de treinamento em que o atleta se encontra. Podemos dividir o ano ou temporada, chamado de macrociclo em dois, três, até mesmo quatro mesociclos, que por sua vez é subdividido em quatro períodos – período de base – período específico – período competitivo – período de transição.

Para cada período de treinamento são trabalhados fundamentos físicos diferentes, como: resistência, força, velocidade e potência. Caso o atleta se encontre no período de base, por exemplo, a probabilidade de melhorar seu tempo será muito difícil, pois o objetivo desse período de base não é ganhar velocidade, mas sim resistência física para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, trabalhar a parte psicológica do atleta, entre outros. Nesse período o atleta não tem subsídios suficientes para diminuir seu tempo. As provas disputadas nesse período, muitas vezes são apenas para treino e participação, ganhando experiência e uma oportunidade de conhecer e analisar seus adversários e seu condicionamento físico.

O período em que o atleta terá grandes chances de superar-se e colher os frutos do treinamento é o período competitivo. Nesse período o atleta encontra-se na sua melhor forma física, pois já foram trabalhados os fundamentos físicos necessários para melhorar sua performance competitiva.

Para vocês entenderem melhor tudo isso, veja o gráfico a cima com cada período de treinamento e a evolução da sua performance. Bem pessoal por hoje é só, bons treinos e até a próxima!

Maurílio Santana é colunista da seção Triathlon do WebRun. Ele cursou Educação Física pela PUC de Campinas. Também é pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida. Hoje, Santana é diretor técnico da VM3 Assessoria Esportiva e coordenador do Grupo de Corrida Corporativo da Labor Fit. (CREF 039036 G/SP)

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin