Esqueceu a senha? Sistema antigo
expand Área do Aluno


Publicado em 06/06/2013 por Zonaalvo Assessoria Esportiva

Joaquim e seus 235km de corrida!

Isso mesmo: 235km. Joaquim Alencar nesse momento deve estar acertando os últimos detalhes nos postos de alimentação e hidratação para a realização da sua aventura: a Ultramaratona dos Anjos.

O Caminho dos Anjos está encravado nas montanhas de Minas Gerais, foi criado há mais ou menos 3 anos com o objetivo de promover a humanização pelo caminho, originalmente criada para peregrinos.

Percurso da prova

Percurso da prova

Com uma beleza exuberante, o caminho tem uma grande parte percorrida pela Estrada Real, por onde escoava as riquezas de nosso pais, em direção à Portugal, o caminho passa por várias cidades de Minas Gerais, tendo como ponto de partida e chegada na Cidade de Passa Quatro – MG, localizada em ponto estratégico próximo a divisa de São Paulo e Minas.
A partir deste caminho foi criada a Ultramaratona dos Anjos 235km de muita Montanha.

Ou seja, a Ultramaratona dos Anjos é uma corrida que corta 235km ao longo da BR-135, perto de Caxambu (MG), mas também perto de Volta Redonda (RJ), assim como de Passo Quatro…

Caminho dos Anjos (028)

Uma das paisagens exuberantes do Caminho dos Anjos

Talvez – ora, talvez – a prova seja bem difícil. Entretanto, olhando por outro lado, a composição da corrida é por conta da natureza. Joaquim subirá e descerá alguns dos pontos altos da região sudeste do país. E quando falamos em pontos altos é lógico que falamos em subir a serra! Em muitos trechos, o céu e a terra se misturam, dando um cenário totalmente surreal e, claro, inspirando o nome da corrida.

Um dos mantras da prova é de Mahtma Gandhi: “A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável”.  Conversando um pouco com o Joaquim – e pode apostar como ele gosta de conversar sobre corrida – podemos notar essa vontade indomável. Outro dia, ele tentava explicar o propósito de correr. Chegamos a conclusão de que ele corre porque gosta e não há qualquer outra explicação mais sensata. “Eu gosto disso” e o que mais importa, então?

Há na história da humanidade uma capacidade incrível de superar as dificuldades e se adaptar às adversidades. Junto à isso, existe uma intrínseca sede de se auto-afirmar. Hoje, a auto-afirmação não é tanto a questão de se sobrepor um adversário ou coisa assim. Hoje, o desafio que se dá a si próprio é a própria auto-afirmação. A performance numa prova desse tipo parece ser uma coisa irrelevante frente à experiência que o ultramaratonista irá ter.

Outra vez, conversando com ele, extraímos isso: “se tiver que andar, vou andar. Se tiver que correr, corro. Se tiver que dormir, eu durmo. Sabe, não me preocupo com o ritmo que vou ter que estabelecer”. Veja, ele tem 235km para completar. Portanto…

É legal poder dizer que no dia 26 de maio ele completou o Ironman Brasil. E não duvide, no outro dia, ele já fazia um “pequeno” trote. Não valemo-nos da quilometragem, mas tenha em mente que não foi uma coisa tão curta. Afinal, ele tem na corrida um dos maiores da vida. Assim como também é importante mencionar a sua participação no El Cruce Columbia no início de fevereiro desse ano. Colocamos os links das provas mencionadas para que o leitor tenha noção do que já foi feito.

A largada vai ser nessa sexta-feira, às 8 da manhã, na cidade de Passo Quatro (MG). Com tudo isso, Joaquim Alencar ganha nossa torcida e decerto a nossa total admiração! Joaquim, vai com tudo, campeão!

Joaquim numa Ultramaratona em 2011: ele respira corrida.

Joaquim numa Ultramaratona em 2011: ele respira corrida.

Compartilhe

Deixe o seu comentário

Highslide for Wordpress Plugin